Anuncie aqui!

Com filmes sobre Rock Hudson e Stephen Fry, Mostra AIDS busca holofotes

sábado, 20 de agosto de 2011

Dj.Leandro

20.08.2011



A AIDS, hoje, já não é o fim do mundo como nos anos 1980 ou início dos 90, quando ser soropositivo significaria a morte certa e a rejeição social. Porém, apesar das melhorias, o vírus HIV não deixa de ser uma realidade que ainda mata dois milhões de pessoas anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Alertar para a atualidade do tema e continuar a derrubar as barreiras do preconceito estão na base da Cinema Mostra AIDS, que chega à sétima edição em 2011. O evento, que começa nesta sexta-feira (19/11), traz 19 filmes, entre os quais predominam documentários.
A produção atual de ficções com o tema é muito pequena”, conta Silvia Carvalho, da ONG Grupo Pela Vidda, organizadora do evento. Ela considera que, num momento em que o status e as condições de vida de um soropositivo estão melhores, é fundamental manter uma discussão permanente do tema.

Não temos o mesmo panorama sombrio, mas as pessoas pensam que já não é um problema e que é possível conviver com a doença como se fosse um diabetes. Não é tão simples”, considera. “A intenção da mostra é alertar”.
Para tal, um grande destaque é Rock Hudson – Belo e Enigmático (Rock Hudson: Dark and Handsome Stranger), documentário sobre a mítica estrela do cinema americano nos anos 1950 e 60, morta em decorrência da AIDS em 1985. No início da doença, quando o preconceito incutia que tocar a pele de um aidético era um risco de transmissão, a morte de um ator conhecido mundialmente colocou o tema na porta de muitas pessoas que, até então, preferiam ignorá-lo.
Sem ser cinematograficamente brilhante, o filme consegue recuperar a figura de Hudson para as novas gerações, além de relembrar aos mais velhos diversos de seus grandes (e contraditórios) momentos. Por exemplo, o fato de ter escondido, até pouco antes da morte, sua homossexualidade.
Também é destaque da 7ª Cinema Mostra AIDS o documentário Stephen Fry e a AIDS (HIV & Me), no qual o ator de V de Vingançainvestiga como a doença é vista no interior do país.
Entre os brasileiros, destacam-se os premiados Dzi Croquettes Meu Amigo Claudia.
Com ingressos a R$ 1, a Cinema Mostra AIDS acontece entre 19 e 25 de agosto no Centro Cultural São Paulo e no Cine Olido.


0 comentários:

Postar um comentário

▲ Topo